quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Gênero Resumo

O que é sinopse?

Uma sinopse de narrativa de um projecto cinematográfico consiste numa versão sintetizada de um argumento, na qual deve ser descrita a essência da história a ser contada de uma forma breve, mas simultaneamente concisa e com uma abordagem geral a todos os elementos que formarão o desenrolar de acções.

A sinopse deverá conter elementos da narrativa como o tempo, o espaço, os seus intervenientes e a premissa geral da história que conjuga todos estes elementos. São estabelecidas as personagens e todas as suas interacções, devendo ter uma estrutura com um inicio, meio e fim bem delineados. Deverá ser também fechada, querendo isto dizer que deverá revelar o final da história e o seu clímax de conclusão, de forma a convencer os seus leitores sobre qual a razão lógica do desenrolar de eventos até então apresentados.

O que é resumo crítico?

É a apresentação do conteúdo de uma obra, acompanhada de uma avaliação crítica. Expõe-se claramente e com certos detalhes o conteúdo da obra, o propósito da obra e o método que segue para posteriormente desenvolver uma apreciação crítica do conteúdo, da disposição das partes, do método, de sua forma ou estilo e, se for o caso, da apresentação tipográfica, formulando um conceito do livro.

Consiste na leitura, resumo e comentário crítico de um livro ou texto. Para a elaboração do comentário crítico, utilizam-se opiniões de diversos autores da comunidade científica em relação as defendidas pelo autor e se estabelece todo tipo de comparação com os enfoques, métodos de investigação e formas de exposição de outros autores.



Sinônimos para resumo: síntese, súmula etc.